mestre Pastinha
Vicente Ferreira
Pastinha,
Mestre Pastinha
(1889–1981)
foi defensor da Capoeira de Angola. Foi uma das grandes celebridades
da vida popular na Bahia
nasceu em 05 de abril de 1889 em Salvador-Bahia. Mulato claro de
estatura mediana, magro, de temperamento gentil e acolhedor, bem-humorado,
reuniu ao seu redor um grande numero de excelentes capoeiristas, nem tanto por ser
jogador excepcional, mas pela força de sua personalidade, seus dotes de
filosofo e poeta, seu amor e conhecimento dos fundamentos da capoeira angola.
Filho do espanhol José Señor Pastinha e de Dona Maria Eugênia Ferreira. Seu pai
era um comerciante, dono de um pequeno armazém no centro histórico de Salvador
e sua mãe, com a qual ele teve pouco contato, era uma negra natural de Santo
Amaro da Purificação e que vivia de vender acarajé e de lavar roupa para
famílias mais afastadas da capital baiana.
Diz-se que Pastinha aprendeu capoeira ainda menino com um negro de
Angola chamado Benedito que presenciou as surras que constantemente tomava de
um menino mais velho. Mestre Benedito o chamou e disse:
"O tempo que você perde empinando raia, vem aqui no meu cazua
que vou lhe ensinar coisa de muito valia".
Existem outras versões que dizem que Pastinha aprendeu
capoeira bem tarde, já homem maduro.
A principio mestre Pastinha ensinava capoeira para os colegas da
Marinha, onde ingressou aos 12 anos. Depois que saiu, aos 20 anos, abriu sua
primeira escola de capoeira na sede de uma oficina de ciclistas. Alem de
capoeirista, mestre Pastinha, era pintor; chegando a dar aula de pintura de
quadros a óleo
Em 1941 fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola no casarão
número 19 do Largo do Pelourinho. Esta foi sua primeira academia-escola de
capoeira.
Disciplina e organização eram regras básicas na escola de Pastinha
e seus alunos sempre usavam calças pretas e camisas amarelas, cores do Ypiranga
Futebol Clube, time do coração de Pastinha. Para Pastinha, a capoeira "de
Angola se diferencia da Capoeira Regional por "não ter método", ser
"sagrada" e "maliciosa". Pastinha não aceitava a
"mistura" feita por mestre Bimba, que incorporou a capoeira
movimentos de outras lutas.
Pastinha dedicou sua vida a capoeira angola, tornando-se um dos
estandartes da cultura afro-brasileira. Faleceu em 14 de novembro de 1981, aos
92 anos de idade, cego há 18, abandonado
pelos órgãos públicos e pela maioria de seus antigos alunos.
"Angola, Capoeira Mãe!
É mandinga de escravo em ânsia de liberdade.
Seu princípio não tem método,
Seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres.“
É mandinga de escravo em ânsia de liberdade.
Seu princípio não tem método,
Seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres.“
(definição de Pastinha do jogo de capoeira)
mestre Bimba
Manoel dos
reis machado
Mestre Bimba
(1900-1974)
foi o criador da Capoeira Regional, e mudou os rumos da capoeira.
Ele incluiu a capoeira em outras camadas sociais e disciminou a capoeira em
outras regiões do Brasil.
nasceu em 23 de Novembro de 1900 no bairro do Engenho Velho,
Salvador- Bahia, filho de Maria Martinha do Bonfim e Luiz Candido Machado, era
o caçula de 25 filhos. O apelido ele ganhou depois que sua mae perdeu uma
aposta para a parteira. Ela (sua mae) afirmava que daria a luz uma menina; a
parteira, que seria homem. Dona Maria perdeu e o menino recebeu o apelido que,
na Bahia , designava o orgao genital masculino. Luiz Candido Machado, seu pai,
era conhecido como grande batuqueiro, uma luta do nordeste que desapareceu com
o tempo. Com 12 anos aprendeu Capoeira Angola com Bentinho, capitao da
Companhia de Navegaçao Baiana.
Pode-se dizer que Manoel dos Reis Machado mudou os rumos da
Capoeira. Talvez por manter contatos com estudantes universitarios da época;
talvez por acentuada percepçao, digna dos artistas que captam realidades a
frente de seu tempo, procurando ressaltar a combatividade da luta e ao mesmo
tempo, adaptando-a a realidade da nossa sociedade. Mestre Bimba, ja antes da
decada de 1930, percebeu que era necessario que a capoeira sofresse algumas
modificaçoes para que pudesse se expandir e conquistar definitivamente o seu
lugar no meio esportivo, cultural e educacional brasileiro.
Mestre Bimba era conhecido como habilidoso lutador,
destacado em desafios no ringue, e eximio praticante da tradicional Capoeira
Angola.
Nos anos 30 Bimba é procurado por um estudante, Cisnando Lima, um
cearense de familia tradicional. Cisnando praticava algumas artes marciais e
queria aprender capoeira. Cisnando com Bimba, cria toda a formalistica da
Regional (mestre, batismo, formatura, paraninfo, calouro, orador, o termo
formado, a metodologia de ensino), inclusive sugere o proprio nome da regional
(pois nesta epoca capoeira era proibida por lei). Mestre Bimba criou a Luta
regional Baiana, a qual ficou conhecida mais tarde como Capoeira Regional.
Ao contrário da Capoeira Angola, que era aprendida nas ruas, na
improvisação, a Capoeira Regional era ensinada em recinto fechado, com método,
prática de exercícios físicos e seqüências de ensino. A capoeira ganhou um
caráter esportivo. Bimba obteve aprovação governamental ao dar à capoeira um
caráter esportivo. Os capoeiristas eram vistos como vadios e bagunceiros devido
as brigas, arruaças e confusões que faziam. Ao tirar a capoeira das ruas,
ensinando-a em recinto fechado com método e disciplina, a capoeira passa à ser
vista como esporte nacional.
Em 1973 Bimba despediu-se de Salvador e foi morar em Goiânia, onde
morreu aos 74 anos em 5 de fevereiro de 1974, um ano depois que deixou a Bahia.
Naquele tempo capoeira era coisa para carroceiro, trapicheiro,
estivador e malandro. Eu era estivador, mas fui um pouco de tudo. A polícia
perseguia um capoeira como se persegue um cão danado. Imagine só, que um dos
castigos que davam a capoeiristas que fossem presos brigando, era amarrar um
dos punhos num rabo de cavalo e outro em cavalo paralelo. Os dois cavalos eram
soltos e postos a correr em disparada até o quartel. Comentavam até, por
brincadeira, que era melhor brigar perto do quartel".
(Bimba, perfil do mestre)
(Bimba, perfil do mestre)
Começou seu aprendizado ainda garoto em sua cidade natal,
Itabuna-BA, por conta de um problema muscular em suas pernas que o obrigava a
praticar algum esporte.
Nesta época, freqüentava as rodas de rua, onde estavam presentes grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão.
Para buscar mais conhecimento, viajava esporadicamente para Salvador, onde freqüentou os mais famosos terreiros de capoeira da Bahia.
Os mestres Bimba, Canjiquinha, Pastinha, Waldemar, Caiçara e alguns outros, tornaram-se a referência para desenvolver seu trabalho, sendo os dois primeiros com maior destaque e que viriam a diplomá-lo no futuro, reconhecendo seu trabalho como Mestre.
Em 1965, Mestre Suassuna veio para São Paulo e em 1967 criou o grupo Cordão de Ouro juntamente com Mestre Brasília na Vila Mariana, seguindo a mesma linha da ACRESI (Academia Regional de Itabúna) que viria se tornar ACRESP.
Está no hall dos grandes nomes que trabalham em prol da capoeira e dos capoeiristas.
Nesta época, freqüentava as rodas de rua, onde estavam presentes grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão.
Para buscar mais conhecimento, viajava esporadicamente para Salvador, onde freqüentou os mais famosos terreiros de capoeira da Bahia.
Os mestres Bimba, Canjiquinha, Pastinha, Waldemar, Caiçara e alguns outros, tornaram-se a referência para desenvolver seu trabalho, sendo os dois primeiros com maior destaque e que viriam a diplomá-lo no futuro, reconhecendo seu trabalho como Mestre.
Em 1965, Mestre Suassuna veio para São Paulo e em 1967 criou o grupo Cordão de Ouro juntamente com Mestre Brasília na Vila Mariana, seguindo a mesma linha da ACRESI (Academia Regional de Itabúna) que viria se tornar ACRESP.
Está no hall dos grandes nomes que trabalham em prol da capoeira e dos capoeiristas.