A Angola




 A capoeira Angola

Capoeira Angola é um dos traços da manifestação da Africa Bantu no Brasil. Ela conserva sua essência no N'golo, ritual de passagem a vida adulta, onde as jovens são disputadas entre os jovens guerreiros das tribos e quem melhor se sobressair cabe o direito de escolher sua esposa dentre as jovens sem o pagamento do dote matrimonial.
A palavra Capoeira é de origem Tupi Guarani (indígena) significa um tipo de preparo do solo para o replantar (mato cortado rente ao solo) onde os negros ali se encontravam para prática do N'golo devido a obsessão do regimento de escravidão desenvolvia a alma física como instrumento de libertação.
Para Pastinha a capoeira "de Angola" se diferencia da capoeira regional por "não ter método", "ser sagrada" e "maliciosa". Pastinha não aceitava a mistura feita por mestre Bimba, que incorporou à capoeira movimentos de outras lutas. Na capoeira Angola, como explica Pastinha, o capoeirista lança mão de inúmeros artifícios para enganar e distrair o adversário. Finge que se retira e volta-se rapidamente. Pula para um lado e para outro. Gira para todos os lados e se contorce numa "ginga" maliciosa
e desconcertante.
Apesar de ser uma das grandes celebridades da vida popular da Bahia, chegando a ir até o continente africano, convidado pelo Ministério da Relações Exteriores do Brasil, como integrante da delegação brasileira, junto ao "Premier Festival Internacional des Arts Negres, de Dakar, em Abril de 1966-Pastinha, no final de sua vida, foi praticamente esquecido.
Vicente Ferreira Pastinha nasceu em Salvador, a 05 de Abril de 1889. Em entrevista à revista Realidade, em 1967,mestre Pastinha declara que aprendeu a capoeira com o "Velho Africano", mestre Benedito. Este teria ficado com dó de Pastinha, aos dez anos, apanhava diariamente de um garoto. A princípio, Pastinha ensinava capoeira para os colegas da marinha, onde ingressou aos 12 anos. Depois que saiu, aos 20 anos, abriu sua primeira escola de capoeira na sede de uma oficina de ciclistas. Nesse local, a escola ficou aberta de 1910 à 1922.
Após esse período, mudou-se para o Cruzeiro de São Francisco. Além de capoeirista, Pastinha era também pintor; chegando a dar aulas de pintura á óleo. Em 1941, mestre Pastinha fundou o “centro desportivo de capoeira Angola", graças ao mestre Amorzinho que lhe ofereceu a academia e insistiu para que ele a dirigisse.
Chegou a ser despejado de onde morava e, em fins de 1979, após um derrame cerebral e de estar internado mais de um ano no hospital Público, vai para o abrigo D. Pedro II. Morre aos 92 anos, em 14 de Outubro de 1981. Em seu enterro, foi homenageado com toques de Berimbau.

MESTRE PASTINHA UMA VIDA PELA CAPOEIRA PARTE 01


 PARTE 
02


PARTE 

03



PARTE 
04



Nenhum comentário: