A Regional


A Regional




O jogo Regional se caracteriza por ser jogado sob os toques da Capoeira Regional: "São Bento Grande da Regional", "Idalina", "Benguela", "Amazonas", "Iúna", segundo os princípios desenvolvidos pelo seu criador, Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba , quando Bimba começou a sentir que a "Capoeira Angola", que ele praticava e ensinou por um bom tempo, tinha se modificado, degenerou-se e passou a servir de "prato do dia" para "pseudo-capoeiristas", que a utilizavam unicamente
para exibições em praças e, por possuir um número reduzido de golpes, deixava muito a desejar, em termos de luta. Aproveitou-se então do "Batuque" e da "Angola" e criou o que ele chamou de "Capoeira Regional", uma luta baiana. Possuidor de grande inteligência, exímio praticante da "Capoeira Angola" e muito íntimo dos golpes do "Batuque" (O Batuque, é uma luta brava, violenta, onde o objectivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas), intimidade esta adquirida com seu pai, um mestre nesse desporto, foi fácil para Bimba, com seu génio criativo,"descobrir a Regional".

Não basta ser rápido qualquer toque para que se transforme em Regional o jogo. Tem Regra. Tem jogo específico para os toques específicos, tem fundamentos próprios. Jogo Regional pode ser de fora, como também pode ser de dentro. Pode ser alto ou baixo. Pode ser jogado na manha do toque da Benguela, que o Mestre criou para acalmar os ânimos. Mas tem que ser marcado, sincronizado no toque do berimbau único que segura a roda e dá o ritmo do jogo. Não tem que disparar apressado que não possa mais cantar. Pode ser manhoso também. Regional tem força, garra, ritmo e muita ciência também.
Baptizado
É um momento de grande significado para o aluno, depois de ter aprendido toda a sequência, encontra-se apto para jogar pela primeira vez na roda. Itapoan, Ex-aluno retrata o Baptizado da seguinte maneira: "O Baptizado consistia em colocar em cada calouro um 'Nome de Guerra': o tipo físico, o bairro onde morava, a profissão, o modo de se vestir, atitudes, um dom artístico qualquer, serviam de subsídios para o apelido". Fred Abreu referindo-se ao baptizado, cita que na intimidade da Academia de Mestre Bimba ele assim se dizia "Você hoje vai entrar no aço". Desta maneira o Mestre avisava ao calouro que chegou a hora do seu baptizado, era um momento de grande emoção, pois tratava-se de jogar capoeira pela primeira vez na roda amimada pelo berimbau. Para este jogo era escolhido um formado ou um aluno mais velho da Academia que estivesse na aula, que como padrinho incentivava ao afilhado a jogar ( soltar o jogo ), e após o jogo o Mestre no centro da roda levantava a mão do aluno e então era dado um apelido "Nome de Guerra" com o qual passaria a ser conhecido na capoeira.
Sequência de Ensino de Mestre Bimba:
O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica "esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa". A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes.
Aú;
Armada;
Arrastão;
Bênção;
Cocorinha;
Cabeçada;
Godeme;
Galopante;
Giro;
Joelhada;
Martelo;
Meia Lua de Compasso;
Queixada;
Negativa;
Palma;
Meia Lua de Frente;
Rolê;









CD  Mestre Bimba 

curso de capoeira regional 



DOWNLOAD


http://www.4shared.com/get/IltX_Xfy/Mestre_Bimba_-_1969_-_Curso_de.html

mestre bimba 

a capoeira iluminada


Nenhum comentário: