Os instrumentos


Berimbau


O Berimbau é o mestre regente das rodas de capoeira ele é quem determina o ritmo do logo
Esse instrumento é formado por um pedaço de madeira flexível (verga) mantido na forma de arco por um arme e com uma cabaça na parte inferior e é tocado com uma vareta de madeira (baqueta) que vai percutindo no arame de aço e por uma pedra ou dobrão!!!
Os sons emitidos pelo berimbau vão variando de acordo com a forma de se encostar a cabaça na barriga, posição da pedra em contato com o arame! O berimbau é graduado de acordo com o tamanho da cabaça a grossura e elasticidade da verga, tendo assim uma grande variação de sons. As graduações são: gunga, (o de som mais grave) médio (nem grave nem agudo) e o viola (o mais agudo).

Caxixi


Instrumento em for de uma pequena cesta de virne com alça  e é usado como chocalho pelo tocador do berimbau o qual é segurado pela mesma mão que se segura a baqueta .




Pandeiro








Instrumento de percussão de origem indiana
Feito de couro de cabra e madeira de forma arredondada foi introduzido no Brasil pelos portugueses, era usado para acompanhamento das procissões religiosas que faziam é o som cadenciado do pandeiro que acompanha o berimbau na capoeira é permitido a quem estiver tocando executar alguns floreios e viradas para complementar a musica.




Aula de Pandeiro  01 

GIROS COM O PANDEIRO 



Aula de Pandeiro - 02 

 GOLPES OU NOTAS DO PANDEIRO  




Atabaque

Foi introduzido na África pelos mercadores que entravam no continente através dos países do norte, como o Egito. É feito geralmente de madeira de lei como jacarandá ,mogno ou também o cedro.
A madeira utilizada para fazer o atabaque é cortada em ripas e preza umas as outras por argolas de ferro de diferentes diâmetros de baixo para cima é dada uma forma cômica cilíndrica na parte superior são colocadas travas(tarraxas) que serve para prender um pedaço de couro de boi ou de carneiro bem curtido e esticado para que seja possível a produção de um bom som. Na capoeira ele marca o ritmo das batidas do jogo juntamente com o pandeiro e acompanha o solo do berimbau


aula de atabaque

( curso be-a-ba de capoeira e berimbau)




aula de atabaque 2 


( São Bento Grande da Angola)




aula de atabaque 3 


( Maculele)




aula de atabaque 4


 ( Ijexá)




aula de atabaque 5


 (toque samba cabula)




Aula de atabaque 6 

( toque Puxada de Rede)






.

Reco reco


Instrumento de percussão  composto de uma espécie de cano de metal  coberto por duas ou três molas de aço levemente esticadas . para produzir o som é friccionado as molas com uma espécie de baqueta de ferro é usado geralmente nas rodas de capoeira angola e pode também ser usado no samba de roda.

Agôgô


Instrumento de origem africana composto de uma alça de metal com um cone em cada uma das pontas esses cones são de tamanhos diferentes para que produzam sons diferentes e é tocado com uma espécie de baqueta de ferro ou madeira e faz parte também da bateria nas  rodas de capoeira sendo mais frequente na capoeira angola.


Nenhum comentário: